Logística internacional
Recentemente publicamos uma entrevista com profissional de comércio exterior, que destacou vários pontos importantes da profissão, altamente ligada com os conhecimentos de logística internacional.
Além dos conhecimentos alfandegários e tributários específicos de cada país, é imprescindível conhecer profundamente a logística internacional para que as atividades de transporte, estocagem e mesmo processos de compra e venda sejam feitos de maneira eficiente e eficaz. Por isso a indicação de leitura de hoje é o livro Logística Internacional, na tradução da segunda edição norte-americana.
Como a maioria das obras internacionais indicadas aqui na seção Leitura Recomendada, este livro apresenta uma visão global do processo logístico, mostrando como se executam várias etapas com a qualidade de “classe mundial”. Todas as questões relevantes, incluindo documentação, prazos de pagamento, termos de comércio internacional (Incoterms), risco de câmbio, seguro internacional, trâmites alfandegários, contratos de vendas por agenciamento ou distribuição, embalagem e transporte, são explicadas em detalhes. Os conceitos são descritos de forma clara, com um vocabulário exato, e foi dada especial atenção à ordem de apresentação dos tópicos para que a abordagem fosse lógica, e de modo que o leitor possa entender cada conceito sem precisar consultar um tópico .
Um capítulo todo é destinado à explicação dos INCOTERMS – os termos do comércio internacional, que designam responsabilidades e obrigações relativas a transporte, seguros e fretes. Dois capítulos explicam os meios e moedas de pagamento, e o livro conta ainda com detalhes sobre documentos, tipos de seguros e os transportes marítmo, aéreo, terrestre e multimodal, abordando os tipos de embalagens mais adequados para cada tipo de transporte, inclusive para cargas refrigeradas e perigosas, com atenção especial ao efeito que a embalagem tem em ações de marketing. Uma vez transportados os produtos até