Logística Internacional
O desenvolvimento do comércio internacional são vários marcos críticos como a ratificação de importantes tratados internacionais e o estabelecimento de organizações internacionais destinadas a facilitar e apoiar as atividades do comércio internacional. Algumas empresas tiveram razões para expandir suas vendas a países estrangeiros, outras tiveram motivos para comprar matérias-primas e suprimentos de outros países, esses fatores determinantes do comércio internacional podem ser divididos em quatro categorias : custo, concorrência, mercado e tecnologia.
Os economistas desenvolveram várias teorias, todas elas com base empírica, para explicar por que os países fazem comércio entre si.
O papel da logística internacional na cadeia de suprimentos global espelha-se no da logística doméstica: os profissionais de logística internacional voltam-se para aspectos táticos da cadeia de suprimentos global, atividades inerentes ao movimento de mercadorias e documentos de um país para outro e atividades básicas das operações de exportação e importação.
Algumas empresas são exportadoras contra sua vontade porque preferem se concentrar em seus mercados domésticos e lidam com pedidos do estrangeiro como se fossem vendas difíceis.Dessa perspectiva de exportação indireta, há vários alternativas possíveis, do menor grau de envolvimento até um nível de interesse moderado.
A CISG não exige que os contratos de venda sejam escritos qualquer acordo entre um vendedor e um comprador pode constituir um contrato,trata o período durante o qual a oferta é considerada aberta de modo significativamente diferente daquele como é tratado pelo USS.
Uma das principais preocupações da empresa exportadora é ter a certeza de que receberá o pagamento dos clientes estrangeiros, geralmente se considera que a transação internacional envolve um risco muito maior de não pagamento, que compreende todas as questões relacionadas ao país para o qual o exportador envia a mercadoria e