Logística empresarial
A contabilidade consiste no processo sistemático e ordenado de registrar as alterações ocorridas no patrimônio de uma empresa. A depender do usuário e do tipo de informação requerida, a contabilidade pode assumir diferentes formas, como:
• Contabilidade Financeira: condicionada as imposições legais e requisitos fiscais, sendo obrigatória para as entidades legalmente estabelecidas;
• Contabilidade Gerencial: voltada a administração de empresas, não se condiciona às imposições legais, tem como objetivo gerar informações úteis para a tomada de decisões;
• Contabilidade de custos: voltada á análise dos gastos realizados pela entidade no decorrer de suas operações.
As funções básicas da contabilidade de custos devem buscar atender três razões:
• Determinação do Lucro: Empregando dados originários dos registros convencionais contábeis, ou processando-os de maneira diferente, tornando-os mais úteis à administração.
• Controle das operações e demais recursos produtivos: como os estoques, com a manutenção de padrões e orçamentos, comparação entre previsto e realizado.
• Tomada de decisões: o que envolve produção (o que, quanto, como e quando fabricar), formações de preços, escolha entre fabricação própria ou terceirizada.
Com o significativo aumento de competitividade que vem ocorrendo na maioria dos mercados, sejam industriais, comerciais ou de serviços, os custos tornam-se altamente relevantes quando da tomada de decisões em uma empresa. Isto ocorre, pois devido à alta competição existente, as empresas já não podem mais definir seus preços de acordo com seus custos incorridos, e sim com base nos preços praticados no mercado em que atuam. O conhecimento dos custos é vital para saber se, dado o preço, o produto é rentável, ou, se não rentável, se é possível reduzi-los (os custos).
2. IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE CUSTOS.
Devido às necessidades de dados para