Logística empresarial
CAPÍTULO 1: Logística, Cadeia de Suprimentos e estratégia competitiva.
Gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conceito mais amplo que logística –
A logística envolve integração de informação, transporte, estoques, armazéns, manuseio e embalagem. Hoje em dia, o conceito já é mais amplo, já falamos de um sistema logístico e até de uma cadeia de suprimentos, uma vez que envolve processos e funções integradas de maneira holística desde fornecedores e demandas até a satisfação/entrega do produto ao cliente final.
A logística é a gestão de fluxos entre funções de negócios. A definição atual de logística engloba maior amplitude de fluxos que no passado. Tradicionalmente, as companhias incluíam a simples entrada de matérias-primas ou o fluxo de saída de produtos acabados em sua definição logística. Hoje, no entanto, essa definição expandiu-se e inclui todas as formas de movimentos de produtos e informações. Logística e operações nunca antes desempenharam papel tão importante nas organizações. Mudanças nas expectativas dos clientes ou na localização geográfica continuamente transformam a natureza dos mercados dentro das empresas. Mudanças tecnológicas e mercados emergentes abrem novas formas de reorganizar, adaptar e otimizar o fluxo de matérias-primas, produtos semi-acabados, produtos acabados, peças de reposição e materiais reciclados.
Vantagem Competitiva –
Usando o processo de Logística, podemos obter uma vantagem competitiva, isto significa uma supremacia duradoura em relação à concorrência, obtendo a preferência dos clientes. A logística preocupa-se com o gerenciamento do fluxo físico que começa com a fonte de fornecimento e termina no ponto de consumo. É claramente mais do que apenas uma preocupação com produtos acabados, é a visão tradicional da distribuição física. A logística está mais preocupada com a fábrica e o local de estocagem, níveis de inventário e sistemas de informações, bem como com transporte e armazenagem.