Logística da vale
LOGÍSTICA
OURICURI-PE
2012
ANDRÉ JEFFERSON FREIRE DE CARVALHO
AUDOMAR HORAS
CICERO LEAL
FLAVIO NUNES
LOGÍSTICA
Trabalho da cadeira de logística apresentado como requisito parcial de obtenção do grau superior em Administração de Empresas.
OURICURI-PE
2012
Sumário
Logística 4 Ferrovias 4 Portos e Terminais 4 Tecnologia de ponta 4 Terminal Marítimo de Ponta da Madeira 5 Terminal Marítimo de Itaguaí – Cia. Portuária Baía de Sepetiba 5 Terminal da Ilha Guaíba 5 Terminal Marítimo Inácio Barbosa 6 Navegação 6 A frota 6
Logística
A Vale dispõe de uma grande infraestrutura logística para assegurar o escoamento de sua produção com agilidade e eficiência. O diferencial é ter um sistema integrado, que liga minas a ferrovias, ferrovias a portos e portos à navegação. Tem ativos portuários, marítimos e ferroviários na Argentina, no Brasil, na Indonésia, em Moçambique e em Omã. Além de apoiar atividades de mineração, a infraestrutura logística também oferece serviço de transporte de carga para terceiros. Também oferecemos serviço de trem de passageiros em duas linhas ferroviárias, a Estrada de Ferro Vitória a Minas e a Estrada de Ferro de Carajás.
Ferrovias
O transporte ferroviário tem papel fundamental nas operações da Vale. Operam aproximadamente 10 mil quilômetros de malha ferroviária no Brasil e possuí acordos para operar linhas na Argentina e em países da África.
Além de minério, as ferrovias transportam insumos, produtos siderúrgicos, produtos agrícolas, combustíveis, materiais de construção e produtos florestais.
Portos e Terminais
Com clientes e operações espalhados em diversos continentes, a Vale conta com uma infraestrutura de portos e terminais marítimos na Argentina, no Brasil, na Indonésia e em Omã.
Tecnologia de ponta
Localizado no Brasil, o porto de Tubarão, Espírito Santo, faz o monitoramento dos pátios de estocagem com uma tecnologia inédita no mundo: um