Logística: arte de guerra ou ferramenta de negócios?
LOGÍSTICA: ARTE DE GUERRA OU FERRAMENTA DE NEGÓCIOS?
Edson Gonçalves[1]
Resumo: presente na vida do ser humano desde que ele passou a agir de forma racional, a Logística tem passado por profundas transformações nos últimos tempos, de ciência de guerra a uma das áreas de maior destaque e atuação dentro de uma empresa ela vem sendo usada por algumas organizações como uma importante ferramenta para conquistar mercado e atingir metas e objetivos. Devido ao fato de ser uma área relativamente nova no Brasil, a Logística vem crescendo gradativamente no país, principalmente a partir dos anos de 1990, no entanto para que alcance o mesmo patamar que tem no exterior ainda é preciso que os empresários brasileiros entendam a importância que ela tem dentro de uma empresa e invistam fortemente na área.
Palavras-chave: Logística. Armazenamento. Transporte. Distribuição. Planejamento.
INTRODUÇÃO A Logística faz parte da vida do homem desde os primórdios quando ele passou a viver em grupos ou em comunidades. A partir de então se fez necessário a estocagem, o transporte e a comercialização de produtos e bens necessários para a subsistência na época, porém sua aplicação prática foi intensamente difundida como ciência de guerra, já que com o tempo as guerras tornaram-se cada vez mais longas e geralmente mais distantes, o que demandava grandes deslocamentos de recursos como: tropas, veículos e mantimentos. Hoje ela está presente em praticamente todas as empresas, independentemente do tamanho e do mercado de atuação e sua contribuição tem sido fundamental para que as organizações atinjam suas metas de crescimento e faturamento.
DESENVOLVIMENTO Ela tem sido extremamente necessária para a economia de todos os mercados e de grande utilização nas organizações, tanto que, de acordo com Abreu (2010), “as empresas que ainda não têm uma rede logística apropriada e moderna, ficarão à mercê, estagnadas, sem condições reais de crescimento e de