Mediação e Arbitragem
Artigo: A Mediação como ferramenta de resolução de conflitos para empresas de Logística
ALUNA: Ingrid Rapizo
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Mediação e Arbitragem, do curso de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Mercado e Capitais ministrado pela professora Vivian Gama.
RIO DE JANEIRO – NOVEMBRO DE 2013
RESUMO
Este artigo tem como principal objetivo propor a utilização da Mediação como procedimento alternativo a empresas de Logística que, por eventuais problemas, necessitem de uma ferramenta para resolver problemas tanto dentro da própria organização, quanto com seus clientes. Primeiramente, será informado ao leitor conhecimentos básicos sobre a área de Logística e sobre o a Mediação, para facilitar o entendimento do artigo. Posteriormente, irei evidenciar como esse método alternativo de resolução de conflitos, a Mediação, pode gerar efeitos positivos a essas empresas. Por último, meu objetivo será explicitar como a mediação pode ser utilizada e incorporada como ferramenta para agregar valor as organizações.
PALAVRAS – CHAVE: Logística, Mediação, Organizações.
INTRODUÇÃO
Como já sabemos, o século XXI nos remete ao fenômeno da globalização. A forma como nos relacionamos mudou bastante nas últimas décadas e o mercado exige cada vez mais dinamismo nos procedimentos do dia a dia. A logística surge como um campo da ciência que tem como função suprir, com soluções lógicas, as atividades de uma organização. Sua missão é dispor a mercadoria, ou serviço, certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas. Ela acompanha os produtos desde a sua matéria prima até o produto final, acessível aos consumidores. A logística se esforça a cada dia para chegar a um nível máximo de eficiência, tornando esses processos rápidos e rentáveis para as empresas.
Para entender melhor este tema, vamos recorrer a história que nos conta como tudo