Logstica Reversa no Brasil
Logística reversa é a área que se trata do aspecto de retorno de produtos e embalagens ao seu centro produtivo. É um tema atual, mas já pode ser observado há alguns anos nas indústrias de bebidas com a reutilização de seus vasilhames.
Esse processo era continuo e aparentemente cessou a partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis. Quando falamos de logística vem a nossa mente um fluxo de produtos, desde o momento em que se gera a necessidade deste até a entrega do produto ao cliente. Porém, é importante ressaltar que existe o fluxo reverso, do ponto de consumo até o ponto de início da produção.
Ainda se fala pouco sobre logística reversa, porém, está se tornando cada vez mais comum em boa parte das empresas e na sociedade e em práticas do nosso dia-a-dia, por exemplo, o gás de cozinha, pois tendo o botijão vazio para fazer o reabastecimento se paga apenas o gás e não sua embalagem. Isso acontece também com os galões de água de 20 litros que se adotam o mesmo critério.
O Brasil se manteve na liderança, segundo a Abralatas e a ABAL (Associação Brasileira de Alumínio) como sendo o país com maior volume de reciclagem anual de latas de alumínio. Atingiu-se a marca de 127,6 mil toneladas de latas recicladas em 2005. Esse número expressivo é proveniente da necessidade que muitas pessoas têm de fazer da reciclagem uma fonte de renda familiar.
Por trás do conceito de logística reversa está um conceito mais amplo, o do “ciclo de vida”. A vida de um produto, do ponto de vista logístico, não termina com a sua entrega ao cliente. Produtos se tornam obsoletos, danificados, ou não funcionam e devem retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados ou reaproveitados.
Podemos definir logística reversa como um processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, ponto de consumo até o ponto de origem com o objetivo de recapturar o valor ou realizar o descarte adequado.
Como