logo vejo
Na aula de físico e química, foi-nos solicitado pelo professor a realização de uma experiência prático-laboratorial, em que se pretendia dar a conhecer aos alunos como se distingue soluções, coloides e suspensões, e o efeito de Tyndall.
Introdução Teórica:
* Preparação de um gel por adição de uma solução saturada de acetato de cálcio a etanol: Uma solução é uma mistura homogénea (em que não se distinguem os componentes), constituída por um solvente (geralmente o componente em maior quantidade) e um ou mais solutos (substâncias que vão ser dissolvidas).
Uma solução diz-se saturada se não se consegue adicionar mais soluto, ou seja, se o solvente não é suficiente para dissolver mais soluto.
Esta atividade consiste em preparar uma solução saturada de acetato de cálcio, à qual será depois adicionado etanol. As substâncias que foram utilizadas na atividade pratico-experimental são os compostos designados por:
. Acetato de cálcio- C4H6CaO4. Se um álcool é adicionado a uma solução saturada de acetato de cálcio, forma-se um gel semissólido inflamável;
. Etanol (CH3 CH2OH), também chamado álcool etílico e, na linguagem popular, simplesmente álcool. Nesta experiência por falta desta substância utilizamos o álcool das lamparinas.
* Efeito de Tyndall:
Uma dispersão, em química, é considerada uma mistura, na qual, a olho nu não é possível identificar as diversas fases que a constituem. As dispersões podem classificar-se, conforme as dimensões das partículas da fase dispersa, podendo estas ser: · Soluções: dispersões cujo tamanho das partículas dispersas é menor que 1 nanómetro. Estas partículas podem ser iões, átomos ou moléculas. · Coloides (soluções coloidais): são misturas que apesar de conterem apenas uma fase são constituídas por duas ou mais substâncias e, quando observadas através de processos específicos é possível demonstrar que são constituídas por mais do que uma fase. Uma propriedade importante dos colóides é a sua dispersão