Logistica
Para este estudo utilizaremos o deposito Michele de materiais de construção, o qual atua no ramo desde 1976, segundo as informações prestadas à pesquisa, a empresa comercializam hoje em torno de 15.000 produtos/mercadorias, divididos em materiais brutos, madeiras, ferragens, aberturas, coberturas, elétricos, hidráulicos, revestimentos e acabamentos. Diante dos dados apresentados a empresa é considerada de médio porte.
Os serviços de logística na Empresa envolvem a distribuição física, a administração de materiais e suprimentos, bem como os planos de movimentação de materiais e transportes. O objetivo dos profissionais é agilizar a disponibilidade de produtos e materiais para os clientes no menor tempo possível, com eficiência, eficácia, rapidez, qualidade, não deixando de lado a economia à empresa e o respeito ao meio ambiente.
• Movimentação, atividade bem aperfeiçoada na empresa, já que tanto interno como externo a movimentação é rápida.
• Armazenagem, atividade muito bem praticada pela empresa, já que a sincronia entre armazenagem e estoque, favorece a entrega ao cliente.
• Estoque, por ser um dos processos mais oneroso, a empresa opta por manter em seu estoque, somente o que tem maior rotatividade, assim evita acumulo desnecessário de mercadorias.
• Transporte, por contar com uma frota própria, a empresa leva vantagem na questão do frete, já que o cliente fica isento de tal.
• Compras, o setor de compra tem a dura missão de negociar com as melhores marcas, com prazos maiores e preços menores. Nesta etapa o setor de estoque tem a responsabilidade de informar o que e quanto ainda encontra-se estocado.
• Almoxarifado, mantem em