Logistica
AULA 4
CURSO: TEC. EM LOGÍSTICA DISCIPLINA: CADEIA DE SUPRIMENTOS Professor: Carlos Augusto Santiago E.mail: prof_santiago@terra.com.br
São Paulo, Fevereiro 2013– Prof. Carlos A. Santiago – prof_santiago@terra.com.br
GESTÃO INTEGRADA
O desafio de alcançar a gestão integrada resulta da antiga tradição de atuar e medir o trabalho de acordo com uma base funcional; Em termos de gestão, tradicionalmente as empresas têm sido estruturadas em departamentos para facilitar o foco, estabelecimento de rotinas, a padronização e o controle do trabalho. O desafio fundamental da gestão integrada é redirecionar a tradicional ênfase na funcionalidade em um esforço para se concentrar na realização do processo. A gestão integrada de processos busca identificar e alcançar o menor custo total equilibrando as compensações (tradesoffs) que existem entre funções.
1
10/03/2013
GESTÃO INTEGRADA
Como exemplo logístico, uma empresa pode ser capaz de reduzir o custo total para atender a um cliente como resultado de: o gastar mais em um transporte mais rápido e confiável, porque o custo total para atender um cliente, porque: o o custo total do estoque associado ao processo pode ser reduzido a um valor maior que o valor gasto com um transporte de alta qualidade; O foco da gestão integrada é o menor custo total do processo, que não necessariamente significa atingir o menor custo para cada função incluída no processo.
GESTÃO INTEGRADA
Embora o conceito de compensação (trades-off), seja lógico, sua efetividade não é tão simples, pois em geral as organizações não dispõem de dados de desempenho do processo e das medições de custo capazes de quantificar essas compensações; Três importantes facetas da lógica da cadeia de suprimentos resultaram do aumento da atenção dedicada à gestão integrada: A saber:
2
10/03/2013
COLABORAÇÃO
1. Colaboração : Embora a concorrência exista, e predomine o modelo dominante a guiar a economia de livre mercado, muitas