Logistica
INTRODUÇÃO
Logística e Cadeia de Suprimento
Este trabalho tem, por finalidade, mostrar a contribuição da administração à área de produção. Embora a infinidade de técnicas de administração de estoque seja vasta, grandes empresas, hoje, já resolveram adotar técnicas alternativas, pressionadas pela urgência em aumentar a produtividade. Muitas delas, no entanto, só depois de algum tempo, têm consciência de que é necessário um perfeito domínio dos pontos fortes e fracos, das ameaças e oportunidades para o sucesso de sua implementação, primeiro porque tais técnicas representam abordagens importantes, mas bastante diferentes de sistemas que estão a muito tempo em prática.
No início de 1991, a logística e a estratégia competitiva, demonstraram sua importância. Como preparação para a Guerra do Golfo, os Estados Unidos e seus aliados tiveram que deslocar grandes quantidades de materiais a grandes distâncias, com tempo curto. Meio milhão de pessoas e mais de meio milhão de materiais e suprimentos tiveram que ser transportados através de 12.000 quilômetros por via aérea, mais 2,3 milhões de toneladas de equipamentos transportados por mar em questão de meses, usando os recursos da logística.
Ao longo da história do homem as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou a falta deles. Enquanto os generais dos tempos remotos compreenderam o papel crítico da logística, estranhamente, apenas num passado recente é que as organizações empresariais reconheceram o impacto vital que o gerenciamento logístico pode ter na obtenção da vantagem competitiva. Em parte, deve-se esta falta de reconhecimento ao baixo nível de compreensão dos benefícios da logística integrada.
Na antiguidade, as mercadorias que as pessoas desejavam não eram produzidas onde elas gostariam de consumi-las ou não eram acessíveis quando as desejavam. Alimentos e outros bens de consumo estavam amplamente dispersos e disponíveis em