Logistica
Logística, de acordo com a Associação Brasileira de Logística é definida como:
“O processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente”.
Logística Reversa engloba todos os processos descritos acima mas de modo inverso. Para Rogers e Tibben-Lembke (1999) Logística Reversa é:
“O processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e de baixo custo de matérias primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recuperação de valor ou descarte apropriado para coleta e tratamento de lixo”.
O ciclo dos produtos na cadeia comercial não termina quando, após serem usados pelos consumidores, são descartados. Há muito se fala em reciclagem ereaproveitamento dos materiais utilizados. Esta questão se tornou foco no meioempresarial, e vários fatores cada vez mais as destacam, estimulando a responsabilidadeda empresa sobre o fim da vida de seu produto.
Numa visão ecológica, as empresas pensam com seriedade em um cliente preocupado com seus descartes, sendo estes sempre vistos como uma agressão ànatureza. Desta forma surge uma Logística Verde baseada nos conceitos da LogísticaReversa do Pós-consumo.
Numa visão estratégica, a preocupação fica por conta do aumento da confiança do cliente,desta forma a empresa se responsabiliza pele troca imediata do produto,logo após a venda.
Outro foco dado à logística reversa é o reaproveitamento e remoção de refugo, feito logo após o processo produtivo.
Logística Reversa
Logística Reversa é o processo logístico de retirar produtos novos ou usados de seu ponto inicial na cadeia de suprimento, como devoluções de clientes, inventório excedente ou mercadoria obsoleta, e