Logistica
Tradicionalmente compra era um termo empregado para definir o ato e responsabilidade funcional de promover a procura dos materiais e serviços e, então, supri-los para serem utilizados na empresa. Hoje, ocorreu um enriquecimento da função compras que passou a integrar as estratégias empresariais, de modo que colabore com os resultados das organizações e aumente a sinergia entre elas e os fornecedores.
2-No que o novo entendimento da função compras afeta os recursos humanos?
Com o enriquecimento da função compras as empresas passam a se preocupar com a seleção rigorosa dos profissionais que atuarão nessa área, esperando deles talento para estimular coordenação entre as diversas áreas da empresa, como: almoxarifado, planejamento, estoques, etc. Espera-se também que ele seja bem informado, tenha habilidade de comunicação, visão sistêmica da empresa, e de suas políticas internas, pois os níveis de estoques estabelecidos por ela afetam diretamente nos custos dos materiais, tenha noções básicas de globalização e internacionalização dos mercados e saiba identificar os problemas econômicos, políticos e sociais que podem afetar o suprimento de bem se serviços. Além disto, este profissional deve ter capacidade de manter e conduzir relacionamentos harmônicos entre empresa-fornecedores-clientes, consolidando parcerias e, também, estar “de olho” no mercado a fim de identificar novas oportunidades, tais como surgimento de tecnologias e produtos alternativos aos comprados pela empresa e eu tenham potencial de revolucionar os negócios.
3-Qual a importância de se manter cadastros de fornecedores para o setor compras?
O cadastro de fornecedores é importante porque é uma forma de identificar rapidamente as potenciais fontes de suprimentos à disposição da empresa. Este tipo de providência mantém ininterrupto o fluxo de materiais a serem abastecidos na empresa, além disso, o cadastro é uma forma de controle,