logistica
A administração de materiais numa empresa tem como objetivo conciliar os interesses entre as necessidades de suprimentos e a otimização dos recursos financeiros e operacionais que a empresa dispõe.
O abastecimento de materiais, necessários para atender aos serviços que a empresa executa em seu exercício, também é de extrema importância para obter bons resultados. Esse abastecimento de materiais, deve sempre ser avaliado em cinco elementos fundamentais, tais como qualidade, prazo, preço, tempo e produto.
Esses elementos fundamentais possuem um único objetivo que é diminuir o custo de operação que a empresa se prepara na elaboração de seus produtos ou na venda de serviços, de acordo com o ramo que a empresa exerce. Exemplificando melhor estas condições, podemos dizer que no abastecimento a qualidade de tal material precisa assegurar a aceitação do produto final, ou seja, no caso de uma linha de produção deve proporcionar que o produto final oriundo de um processo não sofra nenhum tipo de retrabalho.
As principais atividades desempenhadas pela administração de materiais são:
Gestão de estoque
Operações de almoxarifado
Gestão de compras
Gestão de materiais
Planejamento e controle de produção
Importação
Transportes e distribuição
Diante dessas informações podemos observar que a gestão de materiais é um dos setores vitais da empresa, seu processo merece um lugar de destaque em sua organização, pois ele colabora na execução de elaboração de um produto ou na realização de um serviço que será ofertado para o consumidor final. Em sua estrutura, podemos dividir a gestão de materiais em vários departamentos para uma melhor gestão, como por exemplo, compra, transporte, armazenagem, conservação, manipulação e logística.
Empresa: Isoletri Industria de Materiais Isolantes
Ramo empresarial: Isolantes elétricos a base de celulose.
Estrutura organizacional da área de materiais
Através da pesquisa feita na empresa pudemos observar que as