Logistica
Processos Logisticos cap.5
1) O processo logístico que cuida da movimentação do produto final de ponto de origem até o seu ponto de destino é chamado de distribuição.
2) Distribuição direta, distribuição composta e distribuição de abastecimento.
3) A distribuição direta é a atividade de distribuição mais simples, em que existe uma rota predefinida entre a origem e o destino final. Empresas que desenvolvem atividade extrativa ou até mesmo a transformação de um único tipo de produto, possuem frota de veículos própria ou até mesmo terceirizada, podem assimilar esse tipo de distribuição. Ex: Petrobras.
4) Uma complexa rede do rotas, galpões, distribuidores, profissionais logísticos, transportes, sistemas, planejamento, negociações e inúmeras atividades está por trás da distribuição composta. Ex: Empresas Alimentícias.
5) De certa forma, este sistema se mostra o inverso do sistema de distribuição composto. Ele reflete a necessidade que algumas empresas de atividade secundaria ( transformação) possuem, que é justamente receber vários componentes, ou seja, de diversos fornecedores diferentes para que sua produção seja possível. Ex: Volksvagen.
7) Esses galpões recebem produtos de todos os lugares, como fábricas ou transações comerciais internacionais, ou seja, exportações, que nesse caso podem ser chamadas de porto seco. Além de estarem em posição geográfica estratégica, perto de vias que ligam a maior quantidade possível de estradas, esses galpões possuem instalações adequadas para o manuseio de todo tipo de carga, desde docas, empilhadeiras, prateleiras,, sistema WMS e até mesmo ambiente para carga refrigerada, assim como serviços de segurança.
6) Existe no sistema de distribuição composto a presença de alguns centros de distribuição. Em alguns casos, trata-se de um galpão ou até mesmo um complexo de galpões localizados estrategicamente para melhor atender suas demandas