logistica
Quando se pensa em almoxarifado, imagina-se um local grande e cheio de objetos, com gente treinada e capacitada executando tarefas integradas e seguras. O almoxarifado é o local responsável pela guarda de materiais, de forma organizada e sincronizada para que os produtos sejam disponibilizados com agilidade sempre que solicitados. Este local é responsável por boa parte do investimento financeiro da empresa. Muitas vezes, o Almoxarifado transforma-se num local, onde as coisas e as pessoas se perdem, sem sequer dar conta do mal que estão fazendo a si e à organização.
O almoxarifado é o local responsável pelo recebimento, armazenagem, expedição e distribuição dos materiais. Pode ser um local coberto ou não, com condições climáticas controláveis ou não, com alto nível de segurança ou não, tudo dependendo do tipo de material a ser acondicionado e das normas necessárias para o correto acondicionamento, localização e movimentação. Destacam Lopes, Souza e Moraes (2006)Dentro da Arcogen a função maior do almoxarifado é manter o canteiro de abra sempre abastecido de seus bens de consumo, ou seja, fornecer de forma contínua e sem interrupção materiais e matérias-primas para as diversas unidades produtivas da empresa.
AS PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO ALMOXARIFADO:
As principais atividades do almoxarifado são receber, armazenar e distribuir os materiais no canteiro de obra.
As atividades do recebimento abrangem desde a recepção do material na entrega pelo Fornecedor até a entrada nos estoques e os materiais com política de ressuprimento e os de aplicação imediata, sofrendo critérios de conferência quantitativa e qualitativa.
O Armazenamento e a guarda dos materiais no Almoxarifado obedecem a cuidados especiais, de valor, tamanho e peso no layout adotado, proporcionando condições físicas que preservem a qualidade dos materiais, objetivando a ocupação plena do almoxarifado.
Controle e distribuição de matérias
O controle de almoxarifado se da pelo conjunto de