Logistica
TEORIA DAS FILAS
Prof: Helio Gioccondo Piazzi
Curso: Logística
A lunos:
Deise Kiyozumi Oão 201207041394
Marcelo Ruiz Silva 201107154251
Marcello Cruz Cintra 201107110793
Marisa Pereira da Silva 201107095263
Rafael Gonçalves dos Santos 201107099641
Objeto
Estudar e entender o funcionamento e importância da teoria das filas. Nós esperamos em fila quando estamos num engarrafamento, no supermercado aguardando para pagar nossas compras, nos bancos e em muitas outras situações.
As formações de filas ocorrem porque a procura pelo serviço é maior do que a capacidade do sistema de atender a esta procura. A razão pelo qual os gerentes dos estabelecimentos e o poder público não aumentam suas capacidades de atendimento são por inviabilidade econômica e limitação de espaço.
Assim, a Teoria das Filas tenta através de análises matemáticas detalhadas encontrar um ponto de equilíbrio que satisfaça o cliente e seja viável economicamente para o provedor do serviço.
Sistema de filas
Um sistema de fila pode ser descrito por um processo de chegada a uma instalação de serviço, que pode consistir de um ou mais servidores, e um processo de atendimento, que pode ou não causar fila de espera. Esses sistemas são caracterizados por três elementos básicos: o processo de chegada, o processo de serviço e a disciplina de atendimento.
Denotando a taxa média de clientes chegando no sistema de filas como l e a taxa média de serviço como m, sendo que uma medida de congestionamento para um sistema c-server é rºl/cm. Quando r > 1 (l > cm), o número médio de chegadas no sistema excede a taxa média de serviço do sistema, de forma que, quando o tempo avança a fila se tornará cada vez maior, impedindo qualquer situação de equilíbrio e fazendo com que novos clientes não possam mais se juntar a fila.
Assim, para obter uma situação de equilíbrio, r deve ser estritamente menor do