logistica
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
LOGÍSTICA REVERSA FUNDIÇÃO GRANDO
CASCAVEL
2013
LOGÍSTICA REVERSA
A logística reversa realiza a reintegração dos produtos ao ciclo produtivo, "ela cuida dos fluxos de materiais que se iniciam nos pontos de consumo dos produtos e terminam nos pontos de origem, com o objetivo de recapturar valor ou de disposição final" ( NOVAES, 2004, p. 54).
Os fatores que trouxeram a necessidade dessa logística partiram do constante aumento de resíduos sólidos, a diminuição de matéria-prima e a conscientização da população em relação ao meio ambiente.
O autor Stock (1992) introduziam novas abordagens da logística reversa, como a logística do retorno dos produtos, redução de recursos, reciclagem, e ações para substituição de materiais, reutilização de materiais, disposição final dos resíduos, reaproveitamento, reparação e remanufatura de materiais.
A evolução desses conceitos tem ampliado a definição de logística reversa tal como o proposto por Leite: “uma nova área da logística empresarial, preocupa-se em equacionar a multiplicidade de aspectos logísticos do retorno ao ciclo produtivo destes diferentes tipos de bens industriais, dos materiais constituintes dos mesmos e dos resíduos industriais, por meio da reutilização controlada do bem e de seus componentes ou da reciclagem dos materiais constituintes, dando origem a matérias-primas secundárias que se reintegrarão a processo produtivo” (Leite, 2000, p.1).
Existem razões para a existência da logística reversa:
A sensibilidade ecológica: O desenvolvimento sustentável é baseado em atender as necessidades sem comprometer gerações futuras, fazendo com que a população procure aspectos para equilíbrio ecológico.
Pressões legais: As responsabilidades do governo nos impactos ambientais passou a ser dos fabricantes.
Redução do ciclo de vida dos produtos: O desenvolvimento tecnológico acelerado provoca a obsolescência precoce dos produtos,