Historia da Avicultura Mundial
A avicultura, atualmente, é uma atividade econômica internacionalizada e uniforme, sem fronteiras geográficas de tecnologia. Pode ser considerada um complexo industrial que não deve ser analisado apenas sob o aspecto de produção e distribuição, e sim através de uma abordagem sistêmica do setor.
De acordo com Lana (2000), a galinha teve origem há aproximadamente cento e cinqüenta milhões de anos, na Índia. No Brasil, ao longo da história, praticava-se a avicultura tradicional e familiar, também conhecida como produção de frango “caipira”, produzida para o próprio consumo.
As características da atividade avícola contribuem para aumentar a geração de emprego e de renda no campo. O sistema de integração, criado e desenvolvido no Brasil, é ideal para pequenas propriedades, muitas delas familiares. Além disso, tem a vantagem de não depender de fatores sazonais e de permitir a exploração simultânea com outras atividades agropecuárias.
A avicultura no mundo não existe uma data sabida sobre quando começaram a avicultura, sendo praticada no velho mundo desde bons tempos A.C.
A avicultura é a criação de aves para produção de alimentos: carne e ovos. Atividade responsável pela sanidade dessas aves, através de planos de biosseguridade e/ou biosseguranca na cadeia de produção, no processamento industrial e chegando como alimento ao mercado. Dentre as espécies criadas destaca-se o frango e, em escalas menores, aves como de postura, patos, gansos, marrecos, codornas e avestruzes.
Desde o princípio da produção de frangos de corte no Brasil, a cadeia avícola - da granja ao prato - modernizou-se pela necessidade de redução de custos, ganho de produtividade e ao atendimento de exigentes consumidores, preocupados com a segurança alimentar. Garantida esta competitividade, já que a avicultura nacional é uma das mais organizadas no mundo, destacando-se pelos resultados alcançados em indicadores de produtividade,