Logistica
Logística é a chave de muitos negócios por muitas razões, entre as quais incluímos o alto custo de operação das cadeias de abastecimento.
A logística ocupa um papel relevante no mundo corporativo, por ser um processo de otimização que auxilia em todo o âmbito operacional e estratégico.
O objetivo da logística é estudar formas de se obter melhor serviço e rentabilidade nos processo de distribuição aos seus clientes, com planejamento, organização e controle de todo o fluxo de produtos.
Segundo, a logística é uma integração de transportes, informações, armazenagem, manuseio de embalagens, matérias primas e estoque, cujo foco operacional está ligado de forma direta à disponibilidade de matéria-prima, produtos semi-acabados e estoque de produtos acabados, ao menor custo possível, no local onde são requisitados.
A terceirização logística é adotada por um número cada vez maior de organizações em diversos segmentos. A estratégia de terceirização destaca-se pela busca de eficácia e competitividade, tornando-se um imperativo em vez de uma simples opção para empresas que buscam atingir a excelência no mercado.
O método de contratar terceiros, na iniciativa privada, surgiu nos Estados Unidos, antes da Segunda Guerra Mundial e consolidou-se como técnica de administração empresarial a partir da década de 50 com o acelerado desenvolvimento da indústria.
Como se pode perceber, a atividade logística está inserida em diversos pontos da organização e sua correta aplicação se faz necessária para o bom andamento das atividades. Em seu estágio mais avançado, está sendo utilizada para o planejamento de processos de negócios que integram não só as áreas funcionais da empresa, como também a coordenação e o alinhamento dos esforços de diversas organizações na busca por reduzir custos e agregar o máximo valor ao cliente final. A isto tem sido dado o nome de Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento.