Logistica
A distribuição física de produtos ou distribuição física são os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação, até o ponto em que a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor. (NOVAES, 1994)
Alunos:
Lorrayne
Poliana
César
Inês
Bianca
Daniel
Distribuição Física
Serão apresentados os conceitos básicos e indispensáveis para o entendimento da Distribuição Física.
Todo produto segue um caminho desde sua fabricação até seu destino final e é a distribuição física que se encarrega disso. Abordada, também, pelo Marketing, porém com o nome de “praça”, a distribuição é um dos fatores que contribuem, contundentemente, para um bom desempenho na venda dos produtos e na construção do mercado que irá absorvê-lo.
A distribuição física tem, como foco principal, todos os produtos que a companhia oferece para vender, ou seja, desde o instante em que a produção é terminada até o momento em que o cliente recebe a mercadoria (produto).
Toda produção visa a um ponto final, que é chegar às mãos do consumidor.
“Nadar e morrer na praia” não é objetivo de nenhuma instituição que vise ao lucro. Nem entidades sem fins lucrativos desejam que seus feitos não alcancem os objetivos, mesmo que estes não sejam financeiros.
Uma boa distribuição, associada a um produto de boa qualidade, a uma propaganda eficaz e a um preço justo, faz com que os produtos sejam disponibilizados a seus consumidores, de modo que estes possam fazer a opção pela compra. Estando nas prateleiras, o produto passa a fazer parte de uma gama de produtos concorrentes que podem ser comprados ou não.
2. Tipos de Mercado de Distribuição Física
Normalmente, existem dois tipos de mercado de Distribuição Física:
a) Mercado do usuário final: são os que usam o produto para a satisfação de suas necessidades ou para criar novos produtos. Normalmente, são numerosos, adquirem quantidades menores e compram