logistica
O objectivo desta publicação é de oferecer aos consumidores dos diversos sectores da economia, alternativas para utilização correcta e eficiente de energia eléctrica em suas diversas formas de uso.
Este pequeno manual aborda os temas: gestão e administração da energia e uso finais da energia.
As informações aqui contidas permitirão às empresas, escola e serviços conhecerem melhor os caminhos para reduzir o seu custo com energia eléctrica.
Com estas iniciativas, o ME espera estar cumprindo a sua missão, tendo como compromisso multiplicar o conhecimento e apoiar iniciativas em benefícios não apenas ao segmento empresarial, mas a toda a população moçambicana e ao meio ambiente que depende do Uso Inteligente de Energia para o seu desenvolvimento sustentável.
GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DA ENERGIA
Conceitos principais
Gestão: acção de gerir actividades de um Programa de Gestão Energética.
Administração: acção de administrar o conjunto de princípios, normas e funções, com o objectivo de assegurar a eficiência e, assim, obter resultados no programa.
Sistema de gestão: conjunto de estratégias, tácticas, acções e controles destinados a converter recursos em resultados.
Uso eficiente de energia: implementação de um conjunto integrado de acções que possibilite melhorar o processo de utilização e consumo de energia, transformando resultados em lucros.
O baixo custo do investimento inicial, com acções simples, seguras e retorno imediato, justifica a opção pela gestão de energia.
O racionamento da energia eléctrica provoca a redução da produção, enquanto a gestão da energia aumenta a produtividade.
No processo produtivo, a energia eléctrica deve ser objecto para gerir assim como se gere a empresa o capital, a tecnologia, a matéria-prima e os recursos humanos.
COMO PRODUZIR MAIS COM MENOS
Os factores principais na gestão e administração da energia são a EDUCAÇÃO e a CONSCIALIZAÇÃO das pessoas que trabalham na empresa.