logistica
Dayane Melo de Paiva* Luciana Costa Silva Alcides Araújo* Nayana Angélica da Costa Wanderley*
Resumo: Este artigo caracteriza-se por ser um estudo teórico que visa contribuir com a literatura sobre O produto logístico e o equilíbrio entre disponibilidade e substitutibilidade no mercado. Pretende-se que, ao final do artigo, o leitor tenha aprimorado sua capacidade de avaliar e sugerir recomendações úteis que venham a colaborar com as atividades empresariais na definição do produto logístico. Baseado na importância do produto logístico, o texto faz um apanhado deste e relata o equilíbrio entre disponibilidade e substitutibilidade no mercado.
Palavras-chave: Logística. Produto Logístico. Mercado.
1. Introdução
O objetivo deste artigo é mostrar alguns conceitos relacionados à atividade logística e como pode ser mais bem observada em qualquer tipo de organização. A logística pode ser definida como a união de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Para que tudo isso funcione corretamente, é necessário que o planejamento logístico, sejam de materiais ou de processos, se relacionem com funções de marketing e manufatura. Segundo Ballou:
A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima, até o ponto de consumo final, assim como todos os fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável.
O objetivo deste artigo é mostrar alguns conceitos relacionados à atividade logística e como pode ser mais bem observada em qualquer tipo de organização.
Artigo apresentado à disciplina Logística, da Universidade Potiguar (UnP) sob a orientação do Prof. Reinalvo Orecic, para fins de