Logistica
ANDREI MARQUES e
LUIS FERNANDO.
LOCALIZAÇÃO DO PORTO (slide 1)
O porto de Vitória localiza-se na região central da cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo. O porto é privilegiado por sua localização, próxima aos grandes centros urbanos, e pela interação com o modo ferroviário, que permite atender demandas diversificadas.
Porto de Praia Mole: Se localiza na Baía do Espírito Santo, na extremidade norte da praia de Camburi, e márea contígua à Ponta do Tubarão.
Porto de Barra do Riacho: no centro do litoral do estado do Espírito Santo, distando 25 km da cidade de Aracruz.
Breve Histórico (Slide 2) O crescimento da cultura cafeeira na Província do Espírito Santo, a partir de 1870, tornou saturado o porto de Itapemirim, então utilizado para escoamento agrícola, essencialmente de cana-de-açúcar. Como alternativa, foram previstos embarques em outro atracadouro, denominado Cais do Imperador, na parte sul da ilha de Vitória.
Em 28 de março de 1906, o governo federal autorizou à Companhia Porto de Vitória (CPV) a implantação de novas instalações no mesmo local, ficando a cargo da empresa C.H. Walker & Co. Ltd.a execução de 1.130m de cais.
As obras, no entanto, foram interrompidas em 1914. A União encampou a concessão dada à CPV e transferiu-a ao governo estadual pelo Decreto nº 16.739, de 31 de dezembro de 1924, tendo sido a construção do porto retomada no início de 1925. Sua inauguração ocorreu em 3de novembro de 1940, assinalando o começo do atual complexo portuário. A partir de 18 de setembro de 1978, com a edição do Decreto nº 82.279, a exploração comercial retornou, por encampação, ao governo federal. Em 21 de fevereiro de 1983, foi criada a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).
Estrutura do porto (Slide 3 e 4)
Suas instalações possuem 1.970 m de extensão de cais, contando com 12 berços. Para armazenamento de cargas, o porto