logistica
Os pneus inservíveis recolhidos têm três destinos principais: queima em fornos de cimento, que é onerosa para a Reciclanip; trituração em instalações específicas, separando a borracha do aço (este é reutilizado depois pelas indústrias siderúrgicas e metalúrgicas); e produção direta de artefatos como sandálias e outros. Já a borracha resultante do processo de separação do aço é transformada em asfalto borracha ou reciclada na indústria de artefatos.
O recolhimento pela Reciclanip é feito por convênios com empresas ou prefeituras, que cedem áreas para descarte provisório. A entidade retira tudo o que está nesses locais, sejam pneus produzidos no País ou importados, o que aumenta seu custo sem poder repassar as despesas aos responsáveis. Essa parcela de produtos importados que não atende às exigências de recolhimento pós-consumo afeta a produção nacional, que vem caindo nos últimos anos pela dificuldade de competir, em razão do custo Brasil, e ainda é responsável por um passivo ambiental e de saúde, como a expansão da dengue.
Os pneus inservíveis recolhidos têm três destinos principais: queima em fornos de cimento, que é onerosa para a Reciclanip; trituração em instalações específicas, separando a borracha do aço (este é reutilizado depois pelas indústrias siderúrgicas e metalúrgicas); e produção direta de artefatos como sandálias e outros. Já a borracha resultante do processo de