logistica
É seguido uma linha de produção enxuta onde todos os dias através de gráficos diários é estudado o nível do estoque de matéria prima para produção, assim não ocorrendo uma super produção desnecessária.
Os produtos para matéria prima são fornecidos pelas seguintes empresas: Primor, Bunge, RM, Tambaú. Onde são in put para início da produção.
A linha de produção é feita 95% artesanal, onde tem a previsão para automatização da linha de produção ainda no ano de 2012.
A matéria prima é armazenado próximo a linha de produção, pois os colaboradores
- Custos -
Quanto aos desperdícios, foi identificado que pelo fato de 95% da produção ser manual ou artesanal a qualidade do produto final dependia totalmente do desempenho das pessoas, com isso identificou-se que os maiores desperdícios era sempre na segunda-feira, pois havia menos disposição dos colaboradores, devido ao fato observado houve mudança de produção onde todas as sextas-feiras parava-se a produção para a limpeza e manutenção de equipamentos usados, passou a ser na segunda-feira e na sexta-feira passou a ser mais um dia de produção, assim houve aumento e agilidade na produção e diminuição do desperdício.
Outro fator contra o desperdício é o reaproveitamento de “bolos reprovados” onde é percebido que os bolos reprovados pedem ser usados para fabricação de biscoitos, “bolos reprovados” são os bolos que são reprovados pela gestão de qualidade para ir para consumidor.
-Produção-
Gestão 5S
Reunião de bom dia;
Todos os dias pela manhã é feito uma reunião com imagens onde é passado informações sobre: higiene pessoal, cuidado ao controle de pragas, ginástica laboral, onde também é feito uma educação de reciclagem com lixeiros separados para matérias diferentes.
-distribuição-
Possuindo apenas dois caminhões para transportes não sendo terceirizado, possui distribuição própria, no ato da verificação dos pedidos diários, possuem também seus próprios pontos de venda, não fazendo distribuição para