Aciaria
Aciaria
Dessufuração
Nilson
Aciaria
Dessulfuração
Principais objetivos:
Fornecer o ferro gusa ao conversor LD com o teor de enxofre e temperatura dentro dos limites especificados.
Por que controlar o teor de enxofre?
Compostos ricos em enxofre são os últimos a solidificar, podendo resultar em defeitos superficiais nas placas.
O enxofre é prejudicial para a ductibilidade, tenacidade, formabilidade, soldabilidade e resistência à corrosão.
Processo de Dessufuração passo a Passo
A panela de gusa Proveniente do Alto Forno é levada para Aciaria pelo carro KIROW.
A temperatura ideal da panela de gusa é de 1380 °C a 1400 °C.
A panela é colocada na posição da ponte rolante que a leva para a unidade de Dessulfuração.
Na parte superior da panela forma se uma Laje (fina camada de gusa Solidificada), devido ao tempo de espera que a panela leva para entrar em tratamento. Por esta razão é preciso ser feita a Pré escumagem para a retirada da laje.
O operador posiciona a panela para a posição de operação, o primeiro passo do processo de dessulfuração é medir a borda da panela, coletar uma amostra de temperatura com o objetivo de verificar, além da temperatura, em qual profundidade.
Realmente se inicia a camada de gusa. E amostra para análise química, para ajuste do cálculo do material a ser injetado. Essa amostra de Gusa é enviada ao laboratório através do correio pneumático.
A amostra leva aproximadamente 7 segundos para chegar ao laboratório e aproximadamente 3 minutos para o resultado chegar à sala de controle.
Nesse meio tempo que o laboratório leva para liberar o resultado de amostra química, o operador da sala de controle inicia o processo de Dessulfuração com valor do teor de enxofre da panela anterior, visando à otimização do processo. Após a chegada do resultado, operador sabe o real teor de enxofre da panela de Gusa, e reajusta o material a ser injetado.