logistica
O objetivo do autor é levantar os principais aspectos da logística contemporânea, descrevendo algumas características das diversas fases já realizadas.
O artigo mostra que a logística veio evoluindo ao longo do tempo, passando por várias fases, ou seja, a cada década um novo objetivo.
Na primeira fase, os sistemas logísticos eram desintegrados, houve um crescimento econômico pós-guerra, as empresas passaram a ter altos lucros, e isso fez com que elas se voltassem para vendas e produção, deixando de desenvolver a atividade logística, isso acabou gerando atrasos em entregas e falta de variedades de produtos.
Na segunda fase, o mercado passa a ser mais exigente, desejando cores, modelos, produtos variados que os deixassem satisfeitos, e com a criação de tantos produtos os estoques foram crescendo, automaticamente houve o planejamento logístico, aproximando clientes e fornecedores. Com isso vem o objetivo de reduzir custos e aumentar resultados.
Na terceira fase, com o mercado mais exigente os processos logísticos torna,-se mais flexíveis e passam a se preocupar com a satisfação dos seus clientes. Isto gerou o desenvolvimento da informática, que se tornou cada vez mais indispensável.
Já na quarta fase gerou um salto qualitativo de grande importância, pois a logística passa a ser tratada de forma estratégica, eliminando atividades que não gerem lucros, e criando novos negócios de valor adicionado.
Nos dias atuais as empresas devem estar preparadas para mudanças, o artigo cita um dossiê publicado pela revista Havard Bussiness Review, intitulado “a cadeia de suprimentos do século XXI, onde fala que mesmo que uma empresa esteja atuando na quarta fase, é exencial que use fatores do TRIPLO A, Agilidade, Adaptalidade e Alinhamento, ou seja, as empresas devem