logistica
A globalização e os mercados internacionais configuram-se num desafio para as empresas brasileiras. Exportar, uma das formas de se internacionalizar, é uma postura empresarial e uma alternativa estratégica de desenvolvimento que propicia uma dimensão global à empresa, que ganha competitividade e estímulos para se tornar mais eficiente. A logística pode e deve ser utilizada, no contexto dos processos de internacionalização, de forma coerente com as metas da empresa em termos de competitividade, tornando-se assim, o ponto forte na estratégia para vencer a acirrada concorrência internacional.
Com base nas teorias de internacionalização de empresas e de estratégia logística analisa-se o sucesso da internacionalização da empresa.
O processo de globalização da economia mundial, que se presenciou nas duas últimas décadas, foi o responsável pelas grandes mudanças ocorridas nas atividades econômicas, sociais e políticas. Este processo foi comandado por um conjunto de forças, onde, de um lado aparecem as políticas governamentais de abertura econômica e, de outro, as forças comandadas pelo progresso tecnológico, principalmente nas áreas de telecomunicações e de transporte.
Os avanços nas áreas de comunicação e transporte foram decisivos para a globalização, pois reduziram os custos das operações e interligaram os países através das redes de computadores. A internacionalização dos mercados, advinda com a globalização, levou as empresas a tomarem decisões no sentido de produção e comercialização internacional. Pode-se observar, atualmente, que a maior parte dos produtos que chegam ao mercado é comercializada internacionalmente ou depende de inúmeros componentes importados.
Este processo de expansão internacional das empresas era exclusivo de países desenvolvidos, mas atualmente desponta a participação cada vez maior de empresas de países em desenvolvimento. A concorrência internacional, que até então não existia para a empresa,