logistica
Segundo Hersey e Blanchard, o líder deve ter a flexibilidade pessoal e a gama de habilidades necessárias para variar seu comportamento, sabendo identificar a realidade do seu ambiente. Como variáveis relevantes para a determinação do ambiente de uma organização, são citadas as seguintes: o líder; os subordinados; os superiores; os colegas; a organização e as exigências do cargo, dentre outras variáveis que podem ser relevantes dependendo do tipo de organização.
Após identificar as exigências situacionais, o gerente deveria buscar a adaptação do seu comportamento às mesmas. Hersey e Blanchard admitem, porém, que é muito difícil conseguir-se uma modificação completa no estilo de uma pessoa. Portanto, recomenda-se que a mudança no estilo gerencial de uma organização seja planejada e implementada a longo prazo, de modo que as expectativas criadas possam ser realistas.
Embora considerando importantes todas as variáveis organizacionais (líder, liderados, superior, colegas, organização e exigências do cargo), o modelo proposto privilegia a análise do comportamento do líder e sua relação com os subordinados. O estilo de liderança que uma pessoa deveria adotar é aquele que mais se revele compatível com o nível de maturidade dos indivíduos ou grupos a serem gerenciados.