Logistica
O nível de serviço logístico pode ser definido como a qualidade de serviço prestado na visão do cliente.
Dentro do nível de serviço logístico existem três elementos, são eles:
Elementos de pré-transação que estabelecem a negociação do nível de serviço contratado, tudo posto de maneira formal e por escrito. É definido, o tempo máximo de entrega das mercadorias e depois formalizado o pedido, os procedimentos relativos a eventuais devoluções, pedidos em aberto, e também os métodos de embarque. Este elemento tem como objetivo estimular um bom relacionamento entre comprador e vendedor.
Elementos de transação é a etapa em que o processo logístico é realmente realizado. Este momento relaciona-se diretamente com a entrega do produto ao cliente. Esses elementos são responsáveis pelo resultado obtido na entrega do produto ao cliente.
Elementos de pós-transação refletem-se depois da entrega do produto ao cliente, mas o seu planejamento deve ser efetuado nos estágios de pré-transação e transação. Nesta etapa são observadas as garantia, os reparos e as peças de reposição que foram contratadas. São serviços necessários para apoiar os produtos já entregues aos clientes.
O ciclo de pedido é conjunto de todas as atividades logísticas, que devem ser realizadas para que o produto possa ser entregue ao cliente no nível de serviço contratado.
A medição do serviço logístico é determinada mediante a alguns elementos individuais do ciclo de pedido, tais como medidas de disponibilidade de estoque, porcentagem de itens em falta no estoque, baixa disponibilidade de estoque, tempo de entrega e monitoramento do desempenho logístico por meio de questionários.
A determinação das necessidades do serviço logístico se da mediante a necessidade do setor de vendas, realização de pesquisas, realização de pesquisas individuais, enviando questionário pelo correio ou e-mail, levantando os pontos fortes e fracos no nível de pedido e oferecendo níveis de serviços para