logistica
PROF.: A. EDUARDO BATISTA
1.
•
•
•
•
1
Introdução à logística.
Concepção da logística na empresa.
Problemas logísticos.
Definição de logística.
Atividades primárias e de apoio.
Concepção da logística na empresa.
A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade dos serviços de distribuição aos clientes e consumidores através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. A logística é um assunto vital. É um fato econômico que tanto os recursos quanto os seus consumidores estão espalhados numa ampla área geográfica. Além disso, os consumidores não residem se é que alguma vez o fizeram, próximos de onde os bens ou produtos estão localizados. Este é o problema enfrentado pela logística diminuir o hiato entre a produção e a demanda de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem e na condição física que desejarem.
A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo.
As atividades de transporte estoques e comunicações iniciaram-se antes mesmo da existência de um comércio ativo entre regiões vizinhas. Hoje as empresas devem realizar essas mesmas atividades como uma parte essencial de seus negócios a fim de prover seus clientes com os bens e serviços que eles desejarem. Entretanto a administração de empresas nem sempre se preocupou em focalizar o controle e a coordenação coletivas de todas as atividades logísticas. Somente nos últimos anos é que ganhos substanciais nos custos foram conseguidos, graças à coordenação cuidadosa destas atividades. Os ganhos potenciais resultantes de se rever a administração das atividades logística está transformando a disciplina numa área de importância vital para uma grande variedade de