logistica
Gestão Administrativa - Logística - SENAI
Planejamento logístico Não podemos analisar as atividades de logística, sem antes tratarmos de planejamento. Tanto em nossa vida pessoal, como em nossa vida profissional, é preciso estabelecer metas para alcançar nossos objetivos. O planejamento é uma ferramenta fundamental para se atingir uma meta e assim, obter o sucesso que se espera alcançar.
O planejamento no âmbito corporativo apresenta três perspectivas diferentes: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. No entanto, quando falamos de planejamento logístico, cada uma dessas três perspectivas, tem grande importância, cada qual em seu grau de participação, para o sucesso na realização e concretização do que foi planejado.
Porém, o grande desafio é desenvolver nas empresas o sentido de importância desse planejamento. Em um mundo competitivo, com produtos cada vez mais parecidos, se as empresas não souberem adotar o melhor caminho, serão rapidamente “engolidas” por seus concorrentes. Afinal, planejamento envolve escolher um destino, avaliar alternativas caso ocorra uma situação inesperada e determinar o caminho que se deseja trilhar para atingir o sucesso. Além do mais, uma empresa que possui planejamento logístico, além de se tornar mais competitiva face aos seus concorrentes, consegue reduzir custos em vários setores, como garantir embarques programados, reduzindo a necessidade de trabalhar com grandes estoques. Tecnicamente, o planejamento logístico precisa ser desenvolvido após a elaboração dos fluxos de processos da cadeia de suprimentos, de forma a permitir que a empresa consiga identificar e focar nos principais processos que necessitem de um melhor planejamento, com a finalidade de melhorar os resultados.
De acordo com especialistas na área de logística, os principais processos que devem ser observados ao iniciar um planejamento logístico