logistica
D OCU M EN TO S
Desafios contemporâneos de gestão*
Maria do Socorro M. V. de Carvalho**
1. Introdução
Produzir um quadro acabado dos desafios contemporâneos da gestão pode ser uma tarefa quase impossível, embora haja muitos estudiosos que a têm enfrentado.
A dificuldade do tema depende em grande parte do corte ou do enquadramento que se utilize: gestão empresarial ou pública. Pareceu-me que discutir os desafios enfrentados pelas empresas para sobreviver e crescer em um ambiente de extrema competição poderia não ter maior interesse. Por outro lado, me pareceu também que muitas das estratégias, modelos e instrumentos de gestão privada podem ser úteis para a gestão pública. Por exemplo: os processos de formulação de políticas e estabelecimento de cursos de ação afetam, igualmente, gestores privados ou públicos.
De qualquer modo, como professora de gestão em cursos de pós-graduação em estratégia empresarial e em administração pública, posso perceber como os modelos de gestão propostos pelos “gurus” da administração empresarial têm encontrado espaço de implementação na administração pública. O caso mais evidente é o do planejamento estratégico, hoje um instrumento de gestão imprescindível.
Não é incomum um aluno do Curso de Pós-graduação em Administração Pública (Cipad), servidor público, querer escrever sua monografia sobre Balanced Scorecard (BSC), que é um modelo desenvolvido para avaliar o desempenho de empresas, ou sobre avaliação de impacto de treinamento, usando modelos para aferir os resultados dos investimentos em capacitação de pessoal.
Instrumentos e processos específicos de gestão, desenvolvidos por consultores de administração e gerência, encontram na administração pública um espaço ade-
* Palestra proferida na reunião do Consad, realizada em Maceió nos dias 11 e 12 de dezembro de 2003.
** Vice-diretora da Ebape/FGV. E-mail: socorro_fw@fgv.br.
RAP
Rio de Janeiro 38(2):307-16,