logistica
1. Como as mudanças econômicas abaixo influenciaram diretamente a logística da:
A) Globalização:
Significa comprar e vender em diversos locais do mundo. As implicações deste fenômeno para a Logística são várias e importantes, pois aumentam o número de clientes e com isso também o número e pontos de vendas, crescem o número de fornecedores, e os locais de fornecimento, aumentam as distancias a serem percorridas e a complexidade operacional, envolvendo legislação, cultural de transportes e modais. Num tempo em que a população é cada vez mais exigente, competitiva, dinâmica, instável e evolutiva, a adaptação a essa realidade é uma necessidade para que as empresas queiram conquistar e fidelizar os seus clientes. A globalização e o ciclo de vida curto dos produtos obrigam as empresas a inovarem rapidamente as suas técnicas de gestão. Os produtos rapidamente se tornam commodities (produtos sem diferencial), quer em termos de características intrínsecas do próprio produto, quer pelo preço, pelo que cada vez mais a aposta na diferenciação deve passar pela otimização dos serviços, superando a expectativa de seus clientes com atendimentos rápidos e eficazes.
No rastro da globalização, surge o aumento da incerteza econômica. A crescente troca de bens e serviços entre as nações aumentou substancialmente a interdependência e a volatilidade econômica. Mudanças ou crises nacionais têm reflexo regional imediato, e tendem a espalhar-se numa escala mundial. Para a Logística, que precisa atuar em antecipação à demanda, produzindo e colocando o produto certo, no local correto, no momento adequado e ao preço justo, o aumento da incerteza econômica cria grandes dificuldades para a previsão de vendas e o planejamento de atividades.
B) Proliferação dos produtos:
É um fenômeno que vem generalizando-se, e representa uma resposta das empresas aos efeitos da globalização e da desregulamentação econômica que marcou o mundo