Logistica
Uso do Gesso
Em ordem de importância, pelo volume de resíduos gerados nas obras, stão os seguintes materiais produzidos à base de gesso:
Gesso para revestimento
Uma boa gestão ambiental do canteiro de obras não tem como objetivo apenas cumprir a legislação. Gera qualidade, produtividade, contribui para a diminuição de acidentes de trabalho e ainda reduz os custos de produção do empreendimento e de destinação dos resíduos. O grande benefício para o meio ambiente é a geração de menos resíduos e a menor utilização de recursos naturais. Nesse sentido, a gestão dos resíduos de gesso, nas diversas formas em que é aplicado na construção civil, merece cuidados específicos, desde a escolha do material, passando pelo treinamento dos aplicadores e a utilização do produto, até a fase de coleta, segregação, transporte e destinação dos resíduos. Esses cuidados serão explicados nas páginas a seguir.
Placas e ornamentos de gesso fundido
8
9
Chapas para drywall
Coleta
Todos os resíduos de gesso devem ser coletados e armazenados em local específico nos canteiros, separados de outros materiais como madeira, metais, papéis, plástico, restos de alvenaria (tijolos, blocos, argamassa) e lixo orgânico.
gesso
Massas
papéis
alvenaria
Resíduos Recicláveis
orgânicos
madeira
plástico
metais
Utilizadas para o tratamento das juntas dos sistemas de paredes, tetos e revestimentos que utilizam a tecnologia drywall.
A coleta seletiva ou diferenciada melhora a qualidade do resíduo a ser enviado para a reciclagem, tornando-a mais fácil. Nesse sentido, o treinamento da mão-de-obra envolvida nas operações com gesso – incluindo os prestadores de serviços terceirizados – é fundamental para a obtenção de melhores resultados para todos.
10
11
Armazenagem
O local de armazenagem dos resíduos de gesso na obra deve ser seco. A armazenagem pode ser feita em baia com piso concretado ou em caçamba.
Transporte