logistica
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Karina Padilha Jacinto
Pablo Henrique Batista de Oliveira
TRANSPORTE AÉREO: AEROPORTOS NO BRASIL CONTEXTO ATUAL
Botucatu-SP
Dezembro– 2013
Objetivo:
O objetivo do presente estudo é descrever como se encontra o estados dos aeroportos no Brasil. A idéia é avaliar a importância que deve ser atribuída ao modal aéreo na busca da melhoraria dos aeroportos , tanto na parte de infraestrutura quanto na organizacional.
Citações
Segundo Ballou (1993:129), no modo aéreo existem os serviços regulares, contratuais e próprios. O serviço aéreo é oferecido em algum dos sete tipos: linhas-tronco domésticas regulares, cargueiras (somente cargas), locais (principais rotas e centros menos populosos, passageiros e cargas), suplementares (charters, não tem programação regular),regionais (preenchem rotas abandonadas pelas domésticas, aviões menores), táxi aéreo(cargas e passageiros entre centros da cidade e grandes aeroportos) e internacionais (cargas e passageiros).
O transporte aeroviário é o que tem custo mais elevado em relação aos outros modais. Seu custo fixo é alto (aeronaves, manuseio e sistemas de carga), bem como seu custo variável, apresenta alto custo de combustível, mão-de-obra, manutenção, etc.
As vantagens deste modo de transporte são a velocidade elevada, distância alcançada, segurança (roubos, danos e extravios), redução de custo com estoque. Suas principais desvantagens são o custo de frete, tempos de coleta e entrega, manuseio no solo e dimensões físicas dos porões de transporte dos aviões.
Segundo a McKinsey&Company (transporte aéreo no Brasil 2010) ao mesmo tempo em que a expansão da infraestrutura aeroportuária desponta como a necessidade de ação mais importante e imediata, existem, em paralelo, outras