LOGISTICA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA DE LOGÍSTICA
ALUNOS (AS): CLAUDEMIR ALVES COSTA, MAT: 821450-6
ERON SANTANA, MAT: 811304-1
FELIPE CARNEIRO, MAT: 0621614-5
FRANCISCO KLAYTON, MAT: 0911301-X
SÁVIA MARIA OTAVIANO DA SILVA, MAT: 1023155-8
PROFESSOR (A): DANILO CAVALCANTE DE VASCONCELOS
A importância dos sistemas de informações gerenciais (SIG) no gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) como estratégia de vantagem competitiva realizadas pelas organizações modernas
1. CONTEXTUALIZAÇÃO
Cada vez mais as empresas tem se empenhado na busca por ferramentas de gestão que as tornem mais eficientes dentro de um mercado cada vez mais competitivo.
Muitas destas ferramentas existentes no mercado auxiliam nesta tarefa integrando vários processos, garantindo rapidez no fluxo de recursos e de informações e consequentemente garantindo mais assertividade nas tomadas de decisões.
Dentro de ambientes corporativos, há um grande fluxo de informações, portanto a necessidade de gerenciá-las de forma confiável e dessa forma empresas que utilizam um Sistema Integrado de Gestão se tornam muito mais competitivas.
Um dos grandes desafios das empresas na atualidade é melhorar continuamente sua produtividade e a qualidade de seus produtos e/ou serviços.
Através de ferramentas que auxiliam na gestão é possível conseguir melhorias consideráveis neste sentido e é difícil imaginar gerir todas as informações de uma empresa sem o apoio de um sistema integrado de gestão.
A gestão da cadeia de suprimentos é responsável pelo gerenciamento do fluxo dos recursos necessários para a manutenção dos processos de uma empresa. Ao contrário do que muitos pensam a cadeia logística não é composta apenas de movimentação física de alguns recursos.
Ela envolve, também, o fluxo de informação e capitais entre as empresas e dentro de uma mesma empresa.
A comunicação é um fator chave para a manutenção e gestão da cadeia logística, daí a