Logistica
O "JIT" é as iniciais de Just-In-Time/Total Quality Control, um método para gestão da produção. Como se pode perceber pela designação o controla da produção é feito enquanto o bem é produzido, e não no fim. Inclusivamente, o controlo é feito pelos próprios operários, como veremos mais adiante.
Como se sabe o Japão é pequeno, muito populado e pobre em recursos. É por isso que o princípio base do JIT é evitar enormes armazéns de stocks e de peças defeituosas, poupando espaço e, ao mesmo tempo, todo um conjunto de recursos que têm que ser disponibilizados para manter esses armazéns.
Questão 1)
A administração de materiais é uma antiga atividade, realizada nas empresas desde os primórdios da administração. Cresceu muito a partir do entendimento que a logística ultrapassou as fronteiras das empresas, buscando a eficácia, ou seja, atender às necessidades e expectativas dos clientes. No formato mais conhecido, a administração de materiais procura conciliar a necessidade de suprimentos com a otimização dos recursos financeiros e operacionais da empresa.
Questão 2) Planejamento dos recursos de manufatura) procura responder as seguintes perguntas: Quando, quanto comprar de cada produto? Quando e quanto produzir de cada produto?
Já o MRP II (manufacturing resource planning ou planeamento dos recursos de produção) busca respostas para: Quem e onde irá produzir? Tenho material para produzir? Qual será o seu custo?
Então, um trata do estoque, das compras de matérias-primas e insumos e outro, dos recursos, como equipamentos, operários.
Questão 3)
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um