Administração de conflitos
Conflitos
Positivos – melhoram o desempenho, estabiliza relações, aproxima pessoas, aumenta confiança, melhora diálogo, fortalecem as emoções boas, pessoas mais aptas, motiva.
Negativos – pioram o desempenho, desestabiliza relações, afasta pessoas, reduz confiança, piora diálogo, alimenta emoções ruins, enfraquece pessoas, desmotiva.
Tipos de conflitos
- Intrapessoais: são conflitos que ocorrem no interior do indivíduo; acontecem quando há necessidade de dar uma resposta entre duas que se excluem mutuamente. Exemplo: Chefe pede algo que vai contra seus valores; casal briga e prejudica desempenho caindo o rendimento. A necessidade de trabalhar e de ter uma carreira brilhante pode entrar em conflito com o desejo e a necessidade de ter um filho e de ficar em casa para cuidar dele.
- Interpessoais: é a situação na qual duas ou mais pessoas divergem na percepção, proposta de ação sobre um ponto em comum. Este tipo de conflito surge entre indivíduos, devido a diferenças individuais de sexo, valores, crenças, nível social, estatuto, cultura, etc. Exemplo, em um grupo onde 1 fala muito e não deixa outros falarem e os demais se fecham.
- Intergrupais: por exemplo, entre departamentos Vendas x produção, vendas faz campanha e tem sucesso e reconhecimento, a produção também quer reconhecimento, se não tiver pode gerar conflito.
- Interorganizacionais: exemplo coca-cola x Pepsi
Condições que antecedem, como nascem os conflitos nas organizações
- Diferenciação dos grupos: grupos especializados em sua área (financeiro, vendas, produção) onde cada um tem uma visão diferenciada do todo.
- Recursos compartilhados: recursos são limitados, se um grupo quer aumentar seus recursos outro grupo pode ter que abrir mão de seu recurso. Isso tende a acirrar a percepção de objetivos diferentes.
- Atividades interdependentes: é a condição onde grupos/indivíduos são dependentes uns dos outros. Um trabalho não pode ser realizado a