logistica
Segundo Cobra (1997), os atacadistas diferem dos varejistas de várias formas, e cita as principais diferenças:
Mercados atendidos. Os varejistas vendem mercadorias e serviços ao consumidor final para uso próprio. Os atacadistas vendem basicamente a varejistas (ou a outros atacadistas), cujo propósito é a revenda de mercadorias. Tamanho das compras. Os atacadistas, em geral, compram em quantidades maiores do que os varejistas, sendo que uma de suas fontes básicas é oferecer ao varejista a oportunidade de comprar em pequenas quantidades. Métodos de operação. Os atacadistas, brasileiros, em geral, operam com grandes armazéns para depósito de mercadorias, muitas vezes em áreas razoavelmente centrais, nas parte mais antigas da cidade, havendo já, entretanto, uma busca de localização fora do perímetro central, onde os custos dos imóveis tendem a ser sensivelmente mais baixos. Os varejistas usam áreas de acesso mais fáceis e adequadas ao tipo de produto que vendem e ao tipo de consumidor final visado.
Área atacadista. Os atacadistas tendem a cobrir uma área geográfica mais extensa do que varejistas. A maioria dos varejistas cobre áreas geograficamente menores, em que pese o incremento de vendas por mala-postal e por telefone.
Custo das mercadorias. Embora atacadistas e varejistas possam comprar diretamente do mesmo fabricante, o atacadista geralmente consegue preços mais baixos em função do seu tipo de negócio.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO NO ATACADO E NO VAREJO
Segundo Richers (2000), os canais de distribuição são todas as vias que um produto ou intermediário de bens ou serviços utiliza para facilitar o acesso dos compradores desses bens. Isso implica uma serie de responsabilidades, como a escolha das vias, a logística dos bens, o atendimento e a prestação de serviços nos pontos-de-venda e uma série de funções de ordem administrativo-financeira, como o transporte, a