Logistica
Introdução
"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico."
Figura [ 1 ]logistica reversa
Logística Reversa 2 Logística reversa de embalagens 3 Logística reversa no Brasil 3 Conclusão 4 | |
Logística Reversa
Logística Reversa é o processo logístico de retirar do mercado produtos novos ou usados e redistribuí-los usando regras de gerenciamento dos materiais que maximizem o valor dos itens no final de sua vida útil original.
Isso significa, de maneira bem geral, dar novo destino a produtos que, em teoria, não tem mais utilidade para a sociedade. Dessa forma os produtos são transformados novamente em matéria prima, permitindo que sejam reutilizados na cadeia produtiva.
Para que tenhamos um processo de logística reversa bem gerenciado é preciso, acima de tudo, a otimização do processo de coleta dos resíduos, minimizando os custos da operação. A participação de diversas empresas em uma mesma rota é a chave para sucesso da operação. Os custos são divididos,permitindo maior sinergia e ganho de produtividade.
O quadro abaixo ilustra, basicamente, como ocorre à logística reversa:
Figura [ 2 ]processo logistico reverso
Figura [ 3 ]fuxo de negócios
Logística reversa de embalagens
A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo.
Antigamente esse sistema funcionava muito bem na indústria de bebidas, com a reutilização das garrafas. O produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao