Logistica
A Administração de Materiais pode ser definida como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas áreas, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.
A Administração de Materiais trabalha para à garantia de existência contínua do estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total.
Hoje a administração de Materiais é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais que são indispensáveis ao funcionamento da organização, com agilidade, quantidade necessária e na qualidade requerida visando o menor custo. Lima (2000, p.35) afirma que:
Para que possa ser gerenciada de forma integrada, a logística deve ser tratada como um sistema, ou seja, um conjunto de componentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com o objetivo de atingir um objetivo comum. Um movimento em qualquer um dos componentes de um sistema tem, em princípio, efeito sobre os outros componentes do mesmo sistema.
Visão que também é compartilhada por Novaes (2001, p.14):
Na nova conceituação de cadeia varejista, todo o processo logístico, que vai da matériaprima até o consumidor final, é hoje considerado uma entidade única, sistêmica, em que cada parte do sistema depende das demais e deve ser ajustado visando o todo.
Por se tratar de um sistema tão complexo, onde envolve muitas pessoas e cada parte depende de outra, todos precisam trabalhar de forma coordenada e com enfoque nas atividades logísticas. Portanto a comunicação é fator fundamental para que os resultados sejam positivos.
Hoje, o novo enfoque das atividades logísticas e de gestão de informação exigem trabalhar em equipe, valorizando a