Logistica
A LOGÍSTICA DO DESPERDÍCIO: UMA ABORDAGEM SOBRE A
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
Aluno: João Marcelo Tertuliano F. de Pires
Orientador: André Lacombe Penna da Rocha
Introdução
O objetivo maior deste trabalho foi identificar causas de perdas e desperdícios em um sistema de gerenciamento de estoque. Este tema tem sido relevante no ambiente brasileiro, uma vez que permite reduzir custos com a manutenção de ativos imobilizados sob a forma de estoque. Sendo o custo de oportunidade a maior representação deste peso nas contas da empresa, e este influenciado pelas taxas de juros do país, não é difícil compreender o seu peso sobre a performance logística, dado que o Brasil apresenta a maior taxa do mundo.
Contudo, a redução de custos não é o único motivador para a realização deste trabalho.
O nível de serviço logístico é diretamente impactado pela eficiência do gerenciamento de estoques, visto que tem como resultado a disponibilidade ou não de mercadorias ao cliente no momento da compra e entrega.
A redução de perdas em estoque e o acréscimo do nível de serviços prestados aos demais elos da cadeia de distribuição são 2 benefícios potenciais relevantes para o meio empresarial. Este trabalho traz como resultado um diagnóstico de falhas de controle de estoque de uma empresa focal selecionada como estudo de caso.
Metodologia
O procedimento utilizado para alcançar o objetivo da pesquisa teve início com uma revisão bibliográfica. A partir desta etapa, quando foram levantados métodos de controle de armazenagem e estoque, foi realizada uma pesquisa de campo na empresa focal, localizada na região de Recife (PE).
O método escolhido para a pesquisa de campo foi a observação in loco em uma empresa que serviu de estudo de caso.
No primeiro momento foram identificados os modelos de gestão utilizados pela empresa e contrastados com os modelos encontrados na bibliografia [1, 2, 3]. A partir deste estágio foi