logistica
MÓDULO IV
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
PROFESSOR ANTONIO MARCOS GUZZO
1. HISTÓRICO DA LOGÍSTICA REVERSA
Trazer os produtos e resíduos de produtos de volta para a empresa é uma ato bastante antigo, apesar de sua concepção como “Logística Reversa” ser relativamente recente.
Segundo Zikmund (2005, p. 3), a conceituação mais antiga de logística reversa foi estabelecida na década de 70, com o objetivo de atender às necessidades de recolhimento de materiais devido ao pós-consumo e pósvenda.
Como destaca Ginter (2005, p. 4) nesta época, verificou-se ainda que a logística reversa era focada em questões referentes à reciclagem e as vantagens que esta trazia para o meio ambiente, mas que ainda poderia trazer benefícios econômicos.
Nos anos 90, de acordo com Chaves e Martins (2005), surgiram novas abordagens sobre o assunto, onde o mesmo teve um aumento significativo em sua importância, tendo o apoio da legislação e dos órgãos fiscalizadores. No ponto de vista empresarial destacaram-se as preocupações quanto às perdas que estas mudanças poderiam causar as organizações.
Leite (2003) salienta que o desenvolvimento e competitividade do mercado globalizado fizeram surgir uma maior quantidade e variedade de produtos com preços reduzidos, obsolescência acelerada e, desta forma, com ciclo de vida menor. Isso aliado a fatores como modismo, status e o avanço tecnológico, fez crescer consideravelmente o número de produtos descartados, aumentando as áreas destinadas a lixões e aterros sanitários e um conseqüente questionamentos da população sobre os problemas deles decorrentes. Logística Reversa
183
Visando responder os questionamentos da população quanto o destino de todo esse “lixo” e ainda assim atendendo todas suas necessidades de consumo e reparo de itens problemáticos, assim como as preocupações das organizações a respeito de quanto se gastaria para solucionar o problema, e ainda cuidando do meio ambiente em