Logistica
A transição para o século XXI parece ter sido acompanhada por níveis cada vez mais altos de mudanças no ambiente de negócios. Empresas que foram líderes de mercado sofreram sérios reveses. Fusões, aquisições competição regional e global, crescimento da demanda, de níveis de serviço e qualidade modificaram o perfil de muitos mercados . Essas pressões combinadas produziram um novo imperativo para a organização: a necessidade de ser responsiva.
A organização responsiva não busca apenas colocar o cliente no centro do negócio, mas também projetar todos os seus sistemas e procedimentos para melhorar a velocidade da resposta e sua confiabilidade. As organizações tradicionais tornaram-se pesadas com os vários níveis de gerenciamento e burocracia.
Criando a visão logística
Não é nada fácil desenvolver estratégias de serviço que resultem em melhor desempenho competitivo, a tarefa mais difícil é pôr em pratica essa estratégia.
Hoje em dia, a maioria das empresas está familiarizada com a ideia de “declaração da missão” como articulação da visão do negócio. Essa declaração procura definir o propósito de negócio, suas fronteiras e aspirações., porem não é nem um pouco comum para as organizações possuir essas declarações para o negócio como um todo. Algumas empresas descobriram que é possível alcançar os benefícios significativos ao se definir a visão logística da empresa.
O propósito da declaração de visão logística é fornecer a indicação clara da base sobre a qual a empresa pretende construir uma posição de vantagem por meio de um relacionamento mais próximo com os clientes, porém elas não são fáceis de elaborar.
A visão logística deve ser construída em torno da simples questão de “Como pretendemos usas a logística e o gerenciamento da cadeia de suprimentos para criar valor a nosso cliente?” Para operacionalizar essa ideia, é necessária a compreensão detalhada de como o valor para o