MPLS - GMPLS
MPLS – Multiprotocol Label Switching
Este protocolo surgiu com o objetivo de suprir as deficiências do transporte do IP sobre a rede ATM, visto que, esta é a melhor tecnologia para garantia de QoS, pois os dados transmitidos têm tratamentos diferentes, porém seu custo é bastante elevado. A rede IP não possui garantia de QoS e seu roteamento é feito em todos os roteadores da rede podendo assim haver congestionamento da rede.Utiliza de um protocolo de roteamento baseado em pacotes rotulados, onde cada rótulo representa um índice na tabela de roteamento do próximo roteador. Pacotes com o mesmo rótulo e mesma classe de serviço não são diferenciados entre si e portanto, recebem o mesmo tipo de tratamento.
Uma rede MPLS é uma rede de trânsito, que transporta pacotes entre pontos de entrada e saída. É chamado de multiprotocolo, pois pode ser usado com qualquer tipo de protocolo na camada de Rede mesmo que o foco do MPLS seja o IP.
Este protocolo é na verdade um padrão que foi feito com base em diversas tecnologias similares desenvolvidas por diferentes fabricantes e referido por documento IETF como sendo uma camada intermediária entre as camadas 2 e 3, fazendo com que as camadas se comuniquem mais facilmente e melhor.
Tecnologia MPLS
Esta tecnologia se apresenta como um modelo que oferece diversas aplicações, já que tem a possibilidade de transportar em seu cabeçalho, informações adicionais, como parâmetros de QoS e orientações de tráfego, o que permite aos administradores das redes IP utilizá-los em diversas finalidade com aplicações de voz, vídeo e algumas aplicações críticas corporativas.
O MPLS foi apresentado inicialmente como solução que possibilitava a melhora da velocidade de encaminhamento dos pacotes da rede visto que ao ser implementado em uma rede as funções de roteamento ficam restritas ao primeiro e ao último roteador denominados roteadores de Borda, assim sendo, os roteadores intermediários deixam de ter a função de rotear e passam