Logistica
O Complexo foi idealizado pelo então governador de Pernambuco José Francisco de Moura Calvacanti Seu nome é originado da Praia de Suape, a mais meridional do município do Cabo de Santo Agostinho Seu projeto foi baseado na integração porto-indústria, a exemplo de países como França e Japão. A construção do Porto de Suape foi prevista para operar produtos combustíveis e cereais a granel, substituindo o Poto do Recife. Em 7 de novembro de 1978 uma lei estadual criou a empresa Suape Complexo Industrial Portuario para administrar o desenvolvimento das obras. Hoje o porto é um dos maiores do Brasil, administrado pelo governo de Pernambuco.
Sua área de influência abrange todo o estado de Pernambuco e parte dos estados das Alogoas e da Paraiba. O porto tem acesso rodoviário pela PE-060 e pela AL-101, na divisa de Pernambuco e Alagoas. É considerada a melhor infraestrutura portuária do Brasil
Suape opera navios nos 365 dias do ano, sem restrições de horário de marés. Para auxiliar as operações de acostagem dos navios, o Porto dispõe de um sistema de monitoração de atracação de navios a laser, que possibilita um controle efetivo e seguro, oferecendo ao prático condições técnicas nos padrões dos portos mais importantes do mundo.
O Porto já movimenta mais de 5 milhões de toneladas de carga por ano, destacando-se, entre elas, os granéis líquidos (derivados de petróleo, produtos químicos, álcoois, óleos vegetais etc.), com mais de 80% da movimentação, e a carga conteinerizada. O Porto pode atender a navios de até 170.000 tpb e calado operacional de 14,50 m. Com 27 km² de retroporto, seu porto externa e interna oferecem as condições necessárias para atendimento de navios de grande porte.
O canal de acesso tem 5.000 m de extensão, 300 m de largura e 16,5 m de profundidade.
Suape conta com um porto externo, porto interno, terminais de granéis líquidos ,cais de múltiplos usos, além de um terminal de contêineres.
Porto Externo
O Porto Externo é formado