Logistica
O texto deixa evidente a importância crescente da LOGÍSTICA REVERSA nas atividades e responsabilidades das empresas modernas. Entretanto, temos conhecimento (e vivência prática) do quanto ainda teremos que caminhar no processo de convencimento e de conscientização das empresas e pessoas (consumidores) para que o desenvolvimento da logística reversa aconteça de forma inerente à própria dinâmica do mercado.
Em sua opinião, quais ações a sociedade (empresas, órgãos públicos, ONGs, cidadãos, etc.) deve (e pode) desenvolver no sentido de agilizar e consolidar essa prática da LOGÍSTICA REVERSA?
A logística reversa trata do retorno de produtos, reciclagem substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reparação e remanufatura de bens reformados, as empresas podem retornar ambientalmente através da reciclagem, reutilização, redução dos estoques e de materiais.
Questões ambientais e sociais relativas as responsabilidades das organizações tem adquirido espaço cada vez maior na sociedade. Desde primeiro de julho de 2011, existe uma nova lei dos resíduos sólidos, que em síntese não se pode mais ter lixões a céu aberto.
Cabe as empresas, investimentos em logística reversa, pois a cada dia o que mais se valoriza em uma empresa é o quanto ela se preocupa com a auto sustentabilidade.
Cabe a sociedade cobrar mais das empresas para que elas se responsabilizem, pelos resíduos e que criem políticas de reciclagem, e reutilização dos resíduos, principalmente prestigiando tais empresas que já estejam na frente neste quesito.
Cabe aos políticos criarem leis, e fiscalizarem como representantes do povo se todas as empresas estão colaborando com o processo logística
Tecnólogo em Processos